terça-feira, 29 de maio de 2018

Gaudete et Exultate - Capítulo 4: A santidade no mundo atual


Introdução
Depois de indicar o Espírito das bem-aventuranças, em especial da misericórdia para com próximo, que deve ser acolhido como dom de Deus, animando a experiência cristã, Francisco, neste capítulo, propõe algumas caraterísticas indispensáveis, que são graças preciosas que devemos pedir a Deus, para viver a santidade nos dias de hoje e dar testemunho do Evangelho (cf. GE, 110).
São, na verdade, cinco grandes manifestações do amor a Deus e ao próximo particularmente importantes, dados os riscos e os limites da cultura em que viuvemos, marcada pela ansiedade e pela violência, que nos dispersa e enfraquece, pelo negativismo e pela tristeza, pelo comodismo consumista egoísta, pelo individualismo e pelas inúmeras formas de falsa espiritualidade sem Deus, que reinam no mercado religioso atual (§ 111).
Francisco Catão

A primeira destas grandes graças é permanecer centrado, firme em Deus que ama e sustenta. A partir desta firmeza interior, aguentar e suportar as contrariedades, as vicissitudes da vida e também as agressões, as suas infidelidades e defeitos dos outros. Nisto está a fonte da paz (§112).
Pode acontecer que cristãos cheguem a fazer parte de redes de violência verbal através da internet e vários fóruns ou espaços de intercâmbio digital. Mesmo nas midias católicas, a ultrapassar os limites, tolerando a difamação e a calúnia. A língua descontrolada «é um mundo de iniquidade» (§115). A firmeza interior, obra da graça, impede de nos deixarmos arrastar pela violência que invade a vida social, porque a graça aplaca a vaidade e torna possível a mansidão do coração (§116).
Não podemos assumir o papel de juízes e pretender continuamente dar lições (§117). A humildade só se pode enraizar no coração através das humilhações. A santidade que Deus dá à sua Igreja vem através da humilhação do seu Filho: este é o caminho (§118). Refiro-me às humilhações diárias daqueles que evitam falar bem de si mesmos e preferem louvar os outros em vez de se gloriar (§119). Pressupõe um coração pacificado por Cristo, para não cair na tentação de procurar a segurança interior no sucesso, nos prazeres vazios, na riqueza, no domínio sobre os outros ou na imagem social (§121).
A segunda característica é a alegria e sentido de humor. O santo é capaz de viver com alegria e sentido de humor. Sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança. (§122).
Não falo da alegria individualista presente no consumismo de hoje que só atravanca o coração. Ainda que proporcione prazeres ocasionais e passageiros, não e fonte da alegria que se vive em comunhão, que se partilha e comunica, pois «a felicidade está mais em dar do que em receber» (§128).
A terceira característica é a ousadia e o ardor do impulso evangelizador que deixa uma marca neste mundo. Ousadia, entusiasmo, liberdade interior e no falar, ardor apostólico: tudo isto está contido no termo grego parresia, palavra com que a Bíblia expressa a liberdade duma existência aberta, disponível para Deus e para os irmãos (§129).
Olhemos para Jesus! Sua entranhada compaixão O impelia a sair de Si mesmo a fim de anunciar, mandar em missão, curar e libertar. Somos frágeis, mas portadores dum tesouro que nos faz grandes, torna melhores e mais felizes aqueles que o recebem. (§131). Precisamos do impulso do Espírito para não ser paralisados pelo medo e pelo calculismo. Quando os apóstolos sentiram a tentação de se deixar paralisar pelos medos e perigos, juntaram-se a rezar pedindo parresia (§133)
A quarta característica é buscar viver em comunidade: a santificação é um caminho comunitário (§141). A comunidade, ao nos aproximar uns dos outros, cria aquele «espaço teologal em quer se experimenta a presença mística do Senhor ressuscitado» (§142). A vida comunitária, na família ou em qualquer outra comunidade, compõe-se de pequenos detalhes diários (§143.), em que se vive a atenção e o amor ao próximo.  Lembremo-nos como Jesus convidava os seus discípulos a prestar atenção a esses detalhes (§144. Na comunidade que valoriza os pequenos detalhes do amor sucede, às vezes, que o Senhor, por um dom de seu amor, nos presenteie com consoladoras experiências de Deus (§145).  Contra a tendência para o individualismo consumista, o nosso caminho de santificação nos identifica com o de Jesus. (§146)
A quinta característica é viver em oração constante. Parece óbvio, mas é sempre preciso lembrar que a santidade, em última análise é feita de abertura habitual à transcendência, que se expressa na oração e na adoração e envolve toda a vida. O santo é uma pessoa com espírito orante, que tem necessidade de estar em comunicação com Deus (§147).
A contemplação da face de Jesus morto e ressuscitado recompõe a nossa humanidade, fragmentada pelas canseiras da vida ou marcada pelo pecado. (§151). Que não se entenda, porém, o silêncio orante como uma evasão que nega os outros nem o mundo que nos rodeia (§152).
A oração, precisamente porque se alimenta do dom de Deus na nossa vida, deveria ser sempre rica das obras de Deus, cuja memória está na base da experiência da aliança entre Deus e o seu povo. Memória agradecida (§153), expressão do coração daquele que confia em Deus, pois sabe que sozinho nada consegue. A oração será mais agradável a Deus e mais santificadora, se nela incluirmos o compromisso fraterno com os outros, nela incorporando sua vida, suas angústias e seus melhores sonhos (§154).
Se verdadeiramente acreditarmos que Deus existe, não podemos deixar de viver p§§ara Ele (§155).
A leitura orante da Palavra de Deus permite-nos ficar à escuta do Mestre, fazendo da sua palavra o farol para os nossos passos e a luz para o nosso caminho (§156). O encontro com Jesus nas Escrituras conduz-nos à Eucaristia, onde essa mesma Palavra atinge a sua máxima eficácia, porque é presença real d’Aquele que é a Palavra viva (§157).
Jornal "O São Paulo", edição 3199, 16 a 22 de maio de 2018.

Um comentário:

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