quinta-feira, 7 de julho de 2016

Comunidade de Leigos: uma urgência*

Ilustração: Sergio Ricciuto Conte
Ana Lydia Sawaya é professora da UNIFESP, fez doutorado em Nutrição na Universidade de Cambridge. Foi pesquisadora visitante do MIT e é conselheira do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP.

Quando vemos, por exemplo, as vicissitudes políticas desse tempo e a falta impressionante de políticos que almejem o bem comum do povo, mas também a grande desigualdade e violência, o crescimento do crime organizado e do tráfico de drogas, percebemos que o Brasil precisa de uma evangelização profunda que chegue à conversão dos costumes. Por que a vida de tantos cristãos parece dividida entre o âmbito da religiosidade privada ou dominical e o âmbito do mundo? Há uma longa história e um ambiente cultural que levam a essa situação; mas o que nos interessa é saber como sair dessa cisão, pois nem Cristo, nem os apóstolos, nem tampouco as primeiras comunidades, ou os cristãos dos primeiros séculos, a viviam.
Uma das iniciativas que mais contribuem para vencer essa dicotomia é a formação de comunidades de leigos que se encontrem periodicamente para compartilhar uma educação permanente à fé. Essas reuniões já são realizadas em muitos lugares, não só nas paróquias, mas também nas casas das pessoas, em clubes, escolas e universidades, nos locais de trabalho, associações de bairro, etc. Nessas comunidades os leigos compartilham a vida, compreendem textos e obras que ajudam na educação à fé no cotidiano, no trabalho e na vida de família como: as cartas e encíclicas da Igreja, a vida dos santos, a história da Igreja, a Doutrina Social da Igreja, livros de espiritualidade. Nelas, muitos aprendem, por exemplo, a oração da liturgia das horas, a meditação das leituras da missa, a Lectio Divina ou a reza do terço. São comunidades de amigos que, num caminho crescente de maturidade de fé, podem chegar até a se aventurar na construção de obras sociais, de associações da sociedade civil, realizando juntos atividades de impacto social. E, porque não, a construção de empresas que vivam o trabalho de acordo com os costumes cristãos.
Mas nem sempre esses grupos se tornam verdadeiras comunidades de fé e vida, mas se perdem em aspectos que podem ter sua importância, mas são secundários. O que dá início a uma experiência comunitária, não é um discurso ou uma atividade comum, mas uma presença que se impõe e que provoca nossa vida, abrindo-a à promessa de um “a mais”. É preciso, portanto, o encontro na vida real com uma pessoa na qual a fé se expresse por um jeito de ser, antes que de fazer. Alguém que viva a serenidade, a paz que nasce da familiaridade com a oração. Que reconheça o Espírito presente e O siga. Essa pessoa será uma verdadeira autoridade na medida em que valorizar toda a riqueza que Deus desperta em qualquer pessoa que é verdadeira. Somente se as pessoas se reconhecerem interpeladas por esta humanidade provocadora, é que poderão viver a responsabilidade, ou seja, responder seriamente à vida. Mas se numa comunidade, ou numa sociedade, não se vive isto, a responsabilidade se reduz a obedecer passivamente às regras de uma organização, e se identifica a autoridade com quem tem um projeto de poder ou com quem se vive um apego sentimental.
A construção de comunidades de leigos que vivam uma verdadeira religiosidade no cotidiano, garantida por responsáveis que sejam autoridades reais e não idolátricas ou meramente burocráticas é urgente, para que a Igreja possa dar uma contribuição real para o incremento da liberdade e crescimento do povo brasileiro.
Jornal "O São Paulo", edição 3109, 6 a 12 de julho de 2016.


4 comentários:

  1. Tenho esperança nos muitos grupos de leigos empenhados em constituir comunidades de vida, oração e ação. A evangelização contemporânea precisa se dar em vários níveis, desde o espiritual até o material, do educacional ao cultural e civilizacional.

    ResponderExcluir