quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A ação do leigo – por um leigo

Ilustração: Sergio Ricciuto Conte
Luís Henrique Piovezan estudante de Teologia pelo Claretiano e engenheiro civil, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão na Paróquia de Santa Joana d'Arc.

Desde o Concílio Vaticano II, o leigo cresce em destaque na Igreja. Como diz o Decreto Apostolicam Actuositatem, de Paulo VI (1965): “os nossos tempos, porém, não exigem um menor zelo dos leigos; mais ainda, as condições atuais exigem deles absolutamente um apostolado cada vez mais intenso e mais universal” (AA,1).
Por outro lado, ainda há alguma confusão no termo leigo, que os torna passivos. Até meados do século XVIII, o povo era constituído de pessoas sem conhecimento formal. Poucos sabiam ler. Por isso, com o tempo, associou-se o termo leigo às pessoas sem conhecimento. Tanto foi associado, que este significado do termo saiu da esfera eclesial e se expandiu para todas as áreas profissionais. Quem não entende ou não tem educação formal em um assunto é, atualmente, chamado de leigo.
Em grego, o sentido original da palavra leigo é a pessoa do povo. Assim, o leigo não é aquele que não sabe ou deve ser tutorado, mas aquele que é parte do povo, que dele vive e participa. O Ano do Laicato é o ano da ampliação da participação do povo na Igreja. É o ano de se pensar em uma participação maior do leigo não só na Igreja como no mundo.
Esta participação, porém, não pode ser apenas uma imitação dos clérigos. Tendência natural é achar que a participação do leigo seja apenas a atuação dentro de uma paróquia ou a consagração da vida a Deus, abandonando a vida material e mundana. Pelo contrário, Paulo já alertava para um espiritualismo excessivo (cf. 2Ts 3,10). A vida espiritual deve ser paralela a uma vida material. Não uma vida de materialismo, mas uma vida material que se paute pela mensagem, pela espiritualidade e pelo exemplo.
Jesus não envia apenas Doze Apóstolos para pregar, mas dá a missão a setenta e dois discípulos (cf. Lc 10,1-20). São “outros discípulos”. São seis pessoas para cada tribo, para cada Apóstolo. Com cada Apóstolo, formam uma equipe de sete pessoas, o número da perfeição. É sinal que a pregação e a ação para o bem não são responsabilidade apenas dos Apóstolos, mas de todos os que creem.
Assim, o leigo deve ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-16). O leigo é para o mundo, principalmente como exemplo (1Pe 2,12). Ele é luz! Desta forma, o leigo não deve se preocupar em buscar um cargo na paróquia, na pastoral ou seguir um grupo de consagrados. Deixa de ser leigo para começar a ser clérigo, imitando sua vida. Ele pode até agir numa pastoral, mas seu papel se traduz na vida cotidiana, em seu trabalho, em sua cidade e em sua família. Enfim, luz para o mundo.
Nesta visão mais ampla do leigo, ele não pode se isolar dentro de uma paróquia ou de um grupo religioso. Não deve deixar o mundo para focar-se apenas na contemplação de Deus. Como o bom samaritano (cf. Lc 10,25-37), deve procurar ajudar os que estão feridos na estrada. Deve deixar as preocupações com pureza sacramental para socorrer o necessitado que surge em seu caminho.
É claro que as paróquias precisam de pessoas que ajudem e a Igreja também necessita de pessoas consagradas. Mas também precisa de leigos com conhecimento para que possam realizar sua missão no mundo (DAp 210). Isto cria um desafio para o clero e para os leigos: a formação dos leigos (DAp 211). Esta formação não pode ser apenas a apresentação da doutrina, numa mão única do clero para o leigo, como se o clero devesse ser o detentor do conhecimento doutrinal. A formação do leigo começa pelo diálogo.
Jornal "O São Paulo", edição 3185, 7 a 13 de fevereiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário