terça-feira, 5 de setembro de 2017

Por que joio e trigo devem conviver até a colheita?

Ilustração: Sergio Ricciuto Conte
Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, teólogo, é o atual Vigário Geral da Congregação dos Missionários de São Carlos (scalabrinianos). Realizou trabalhos pastorais em favelas, cortiços e no interior do Estado com os migrantes cortadores de cana. Foi diretor do CEM-Centro de Estudos Migratórios de São Paulo, assessor do Setor Pastorais Sociais da CNBB, Superior da Província São Paulo dos Padres Scalcabrinianos.

De início, cada pessoa, grupo ou cultura são terreno fértil para ambos. Basta um olhar ao próprio coração, à família ou a qualquer organização para dar-se conta que trigo e joio integram a condição humana. Misturam-se a ponto de ser impossível destruir um sem afetar o outro. Em geral sofremos de uma dicotomia crônica que opõe os bons e os maus como adversários. Uns estão do lado de dentro do muro imaginário, os outros estão do lado de fora. Como se o mundo fosse dividido nitidamente entre “nós” e “eles”: conhecidos e estranhos em campos diversos e adversos. O certo é que a linha divisória entre o bem e o mal passa pelo interior da própria pessoa.
Esse dualismo tende a ser cego para a ambiguidade intrínseca ao ser humano, associação ou comunidade. Supõe que as incongruências e contradições encontram-se sempre do lado contrário. Daí o corte taxativo entre puros e impuros, santos e pecadores, fiéis e infiéis, salvos e perdidos... Estamos aqui a um passo do fanatismo, do extremismo e do fundamentalismo, sejam tais “ismos” de ordem política, ideológica ou religiosa. Daí a discriminação, a intolerância e a perseguição – para não falar da violência e da guerra.
Depois, joio e trigo devem conviver juntos. Pois no jogo complexo das relações humanas e socioculturais, a erva daninha pode superar o próprio veneno e transfigurar-se em planta benéfica. E esta, por sua vez, pode regredir à condição de erva daninha. Toda travessia comporta a probabilidade de um processo de conversão. No percurso da existência, ninguém está definitivamente condenado e ninguém definitivamente salvo. Daí a importância de deixar aberta a porta a possíveis mudanças de rota e de meta. Cortar o joio precocemente significa tolher de uma vez por todas uma eventual regeneração. De um ponto de vista da fé, significa fechar o campo à ação do Espírito Santo na trajetória histórica da pessoa ou cultura.
O terceiro aspecto põe em cena a solução evangélica do Mestre: deixem que joio e trigo cresçam até o tempo da colheita. Então torna-se maduro um julgamento integral, pois todas as cartas já foram jogadas: experimentadas todas as tentativas de resgate. O velho sábio dizia que “a vida é a arte de escrever sem borracha”. E o dito popular acrescenta: “fruto que se colhe cedo demais amarga na boca, fruto que se colhe tarde demais amarga no estômago”. O julgamento e a punição, porém, não pertencem aos homens, mas aos anjos, aos mensageiros de Deus. Como lembrou o Papa Francisco, “quem sou eu para julgar”? Qualquer juízo antecipado pode induzir ao erro, tanto na condenação quanto na salvação. Somente o Senhor da história tem o poder de emitir a sentença definitiva. Os julgamentos humanos serão sempre provisórios.
Conclui-se que os fios invisíveis na trama das relações humanas – fazendo, desfazendo e refazendo o tecido social – se mesclam, se confundem e se alternam. O bem e o mal, tal como o choro e o riso, coexistem lado a lado. Além disso, quem pode decidir o que é bom e o que é mau? Que critérios, leis e costumes usar? Na sociedade cada vez mais “líquida” (Bauman), onde encontrar referenciais pétreos? Só no fim do percurso histórico será possível saber o que permaneceu joio e deve ser queimado, e o que permaneceu trigo e deve ser preservado. Nas etapas intermediárias, o bom senso, a busca do bem comum e as instituições reguladoras recomendam o respeito à dignidade, aos distintos valores e à solidariedade entre pessoas, povos, culturas e nações.
Jornal "O São Paulo", edição 3164, 31 de agosto a 5 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário