segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Misericórdia e unidade: Papa Francisco convoca Ano da Misericórdia

Ilustração: Sergio Ricciuto Conte
Ivanaldo Santos é doutor em filosofia e professor do Departamento de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN.

O Papa Francisco convocou um Ano Santo da Misericórdia para ser vivido nas comunidades da Igreja, por religiosos, padres e leigos, e pelas comunidades e pessoas que, por motivos diversos, estão fora da Igreja. O Ano Santo será oficialmente aberto no dia 8 de Dezembro de 2015, na solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura simbólica da Porta da Misericórdia na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, e terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de Novembro de 2016.
De acordo com o Papa, na Bula de proclamação do jubileu extraordinário da misericórdia, Misericordiae Vultus, o ano de 2015 foi escolhido para ser o Ano da Misericórdia por se tratar, dentre outros, do ano onde se comemoram os 50 anos do enceramento do Concílio Vaticano II. Um concílio que abria as portas da Igreja para anunciar o Evangelho de maneira nova, uma nova etapa na evangelização. Um novo compromisso para os cristãos de testemunharem, com mais entusiasmo e convicção, a sua fé.
O Papa Francisco coloca que o Ano da Misericórdia tem duas funções principais. A primeira é promover a unidade interna na Igreja, uma unidade necessária diante de tantos radicalismo e incompreensões que abalam internamente a Igreja no mundo contemporâneo. Atualmente a Igreja encontra-se profundamente dividida em polos ideológicos e antagônicos e, por isso, o Papa clama por unidade. A segunda é o cristão ir ao encontro das mais variadas periferias existenciais, que, muitas vezes, o mundo contemporâneo cria. Um das finalidades do encontro com as periferias existenciais é promover a conversão e a misericórdia com os diversos grupos sociais que vivem, de diversas formas, como prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea (as drogas, o terrorismo, a corrupção, o desamor, a abuso do poder, as ideologias, etc). Para o Papa Francisco uma das causas, dentre outras, da existência da pobreza, da corrupção e dos demais males que afligem o mundo contemporâneo é o egoísmo e o distanciamento do homem do amor de Deus. Por causa disso, o Papa coloca que é preciso levar a misericórdia de Deus para a periferia existencial e, com isso, procurar abrir o caminho da ação de Deus e da Doutrina Social da Igreja (DSI) no mundo atual. O mundo atual precisa da misericórdia de Deus e da ação da Doutrina Social da Igreja.
O Papa espera que nas comunidades cristãs (paróquias, conventos, etc), durante o Ano da Misericórdia, as pessoas que estejam com algum problema ou angústia possam encontrar um oásis de misericórdia. Por isso, o Papa deseja que sejam praticadas as obras de misericórdia corporal e espiritual. Por obras de misericórdia corporal espera-se, por exemplo, dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. Por obras de misericórdia espiritual espera-se, por exemplo, aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos. Por fim, afirma-se que a iniciativa do Papa Francisco, ao convocar o ano da Misericórdia, é necessária para o mundo atual, marcado pela corrupção, pela violência, pela indiferença e pela desumanização do ser humano.
Jornal "O São Paulo", edição 3071, de 30 de setembro a 6 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário