segunda-feira, 5 de junho de 2017

Convicções, encontros e tortinhas de morango

Ilustração: Sergio Ricciuto Conte
Dalton Luiz de Paula Ramos é professor titular de Bioética da Faculdade de Odontologia da USP. 

Uma das minhas paixões é saborear a tortinha de morango de certa doceira da cidade. Meus alunos sabem dessa paixão porque em minhas aulas, onde trato de grandes temas éticos, nunca deixo de proclamar minhas convicções pessoais; as gastronômicas, mas, também, as religiosas. Muitas vezes sou questionado sobre essas tomadas de posições em sala de aula, se eu não deveria ser “imparcial”. Aí, contra argumentando, relembro da tal tortinha de morango porque é algo que encontrei na vida e, tendo-a experimentado e provado seu sabor, não posso deixar de anunciar a todos os meus amigos o acontecimento de ter conhecido esse doce.
 E quanto maior a amizade – portanto, quanto mais eu gosto da pessoa e estou interessado em seu bem – tanto mais me sinto propelido a lhe anunciar a existência dessa tortinha maravilhosa: "Você tem que ir lá experimentar! "..."É muito bom!“... Não é assim que a gente faz frente ao amigo querido?
Mas pode ser que ele, mesmo desejoso, tenha um impedimento. Se for financeiro, eu pago... Se for, por exemplo, porque é diabético e não pode comer doce, vou lamentar e sofrer por e com ele. Mas se ele rejeitar a minha proposta sem sequer manifestar a curiosidade de experimentar, ficarei muito triste e preocupado querendo saber o que acontece com esse amigo.
Entre os que provam a tortinha, alguns gostam e com estes terei algo mais em comum para compartilhar. Mas pode ser que alguns provem e não gostem da tortinha ou mesmo digam "existe algo melhor", como aconteceu com uma aluna que, quando eu falava dessa história, disse: "O senhor fala bem dessa tortinha porque não provou o doce de maçã". Fiquei provocado, isto é “pró + vocado”, instigado a reverificar minha vocação, e fui provar o tal doce. Bonzinho... mas continuo preferindo a tortinha de morango. Esta divergência não é ruim. Agora, com essa aluna posso manter um delicioso diálogo sobre doces. Oxalá este debate nos ajude a amadurecer as nossas próprias convicções ou descobrirmos juntos algo ainda melhor! Agindo assim compartilhamos o que se chama de "ímpeto de felicidade" que corresponde a uma das exigências fundamentais do coração humano. 
Compartilho essa experiência para mostrar como vivo as minhas convicções religiosas, também quando trato da Ética e da Bioética. Sem isso, seria como um professor de gastronomia que, falando sobre doces e salgados, não contasse suas preferências. Seria trair os amigos, privá-los do melhor.
Nada mais significativo na minha vida do que o encontro com Cristo que se apresenta como o ponto de referência para tudo, que me provoca a retomar a cada novo dia o que significa para minha vida o Seu Nascimento, Vida, Morte e Ressurreição. Claro que esse Anúncio, o compartilhar desse “conhecimento”, deve respeitar minhas responsabilidades frente à necessária objetividade do meu trabalho, que é ensinar o conteúdo próprio da disciplina, e respeitar a pessoa do outro, aluno ou amigo, o que implica em não lhe impor goela abaixo, contra a sua vontade, mesmo uma porçãozinha da “tortinha de morango”; isso seria "proselitismo” do tipo fundamentalista. Mas, ao mesmo tempo em que não posso impor, sou impelido a comunicar àqueles que o Senhor me confiou o significado para minha vida de um Acontecimento, uma evidência fundamental. 
Quanto mais gosto de uma pessoa e reconheço seu valor e sua dignidade, isto é, reconheço que é filho ou filha de Deus e que sua dignidade independe das escolhas que faz –certas ou erradas – mais desejo comunicar aquilo que de melhor encontrei. Se não é assim é como aceitar que um irmão se contente com a "tortinha de morango" mequetrefe vendida num lugar qualquer.
Jornal "O São Paulo", edição 3153, 31 de maio a 6 de junho de 2017.

2 comentários:

  1. É muito bom conhecer o que se julga ser a melhor tortinha de morango e ter o gosto e a vitalidade para divulgá-la!

    ResponderExcluir
  2. Como tortas de morango são a minha paixão, quando for a São Paulo vou convidá-lo a me apresentar a sua. E com a sua companhia de brinde, ah... isso fica imperdível... Saudades, amigo querido.

    ResponderExcluir