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Ilustração: Sergio Ricciuto Conte |
Francisco Borba Ribeiro Neto,
coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP.
No mundo
todo, inclusive no Brasil, vem ocorrendo um crescente acirramento dos
antagonismos. As causas vão desde a forma como nos comunicamos nas redes
sociais até o desencanto e a insegurança diante das crises atuais e da
incapacidade dos políticos em oferecer soluções.
Em nossas
redes sociais, vamos nos acostumando a só ouvir ideias semelhantes às nossas, a
sermos aclamados quando falamos de modo mais agressivo aquilo com que os demais
concordam, a rotularmos quem pensa diferente como ingênuo, ignorante ou
mal-intencionado.
Essa
dinâmica vem se estabelecendo também na comunidade católica. Vemos cada vez
mais os espaços eclesiais sendo invadidos por posicionamentos de grupos, de
esquerda ou de direita, progressistas ou conservadores. Os ânimos se inflamam e
cristãos bem-intencionados, escandalizados com o que veem, com a justa intenção
de defender o bem, a verdade e a Igreja, partem também para a radicalização e
para a agressão. Por exemplo, tanto a recente partidarização ocorrida no 14º
Intereclesial das CEBs, em Londrina, quanto as reações contrárias podem
tornar-se ocasião para ações bem-intencionadas, mas que só dividem.
Deus é
aquele que une, e o diabo aquele que divide. Essas boas intenções, fomentando a
divisão, servem ao diabo, não a Deus. Do ponto de vista estritamente político,
uma afirmação contundente, aplaudida por dezenas que já concordavam antes de
ouvi-la, mas rechaçada por todos os demais, vale menos que uma afirmação
conciliadora, que não recebeu palmas de ninguém, mas levou algumas pessoas a se
questionarem e mudar suas opiniões – mesmo que parcialmente. Militâncias
comprometidas são necessárias, militâncias que não sabem dialogar com o
diferente atrapalham.
A maior contribuição
da Igreja na construção do bem comum não reside tanto no fato de proclamar a
verdade, pois a verdade em relação às coisas do mundo já está presente na lei
natural, ao alcance de todo ser racional. Sua maior contribuição está em ajudar
as pessoas, pelo amor de Deus e a acolhida da comunidade eclesial, a se
converter à verdade, superando barreiras pessoais e sociais.
Dizer profundas
verdades, mas sendo agressivo, sem ir ao encontro do irmão, sem procurar
entender suas razões e motivações, não ajuda na construção da Igreja nem do bem
comum. Esse era o pecado dos fariseus do tempo de Jesus – e todos nós poderemos
nos tornar modernos fariseus, de esquerda ou de direita, progressistas ou
conservadores.
Também não
devemos pecar por omissão. Mas temos que agir segundo a lógica do Evangelho,
não segundo a do mundo. Jesus nos ensina a corrigir nosso irmão começando pelo
diálogo pessoal, depois procurando os amigos e por último indo a público (cf.
Mt 18, 15-17). É exatamente o contrário da dinâmica das redes sociais, onde
vamos logo a público, valendo-nos da força dos argumentos, com pouca atenção à
situação do irmão.
O Papa
Francisco, percebendo o crescimento desses antagonismos, há muito vem
insistindo no diálogo. E para dialogarmos precisamos entender as motivações de
nosso irmão. Alguma razão ele teve para aderir a uma posição que nos parece
errada. Para convencê-lo do erro, precisamos saber quais são suas motivações e
sermos capazes de explicar como uma posição mais adequada responderá também
àquilo que houver de justo em suas motivações.
Haverá
sempre aqueles que não se deixam convencer, mas nosso objetivo não é dobrar a
esses, mas sim convencer àqueles de intenção justa.
Nesse ano
eleitoral, tanto a partidarização quanto o ataque aos partidos serão cada vez
mais aguerridos. Para o bem de todos, a comunidade cristã deve continuar sendo
um espaço de encontro, correção mútua e conversão.
Jornal "O São Paulo", edição 3187, 21 a 27 de
fevereiro de 2018.
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