A Doutrina Social da Igreja na defesa dos biomas brasileiros
IV
Veja no final do texto as leituras sugeridas para aprofundamento
A opção preferencial pelos pobres “está implícita na fé
cristológica naquele Deus que Se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com sua
pobreza” (Bento XVI, Discurso inaugural da Conferência de Aparecida). Um
cristianismo que não esteja comprometido de alguma forma com os mais pobres
trai a si próprio.
O enfrentamento da pobreza enquanto injustiça social,
contudo, depende da conjuntura histórica e de concepções políticas. Por isso,
na mesma Igreja de Cristo podem conviver formas diferentes de solidariedade com
os pobres. Essa diversidade, que deveria ser para todos uma riqueza e um convite
à conversão, frequentemente se torna escândalo e motivo de divisão. Por isso o
tema exige sempre um bom aprofundamento teológico e discernimento nas questões
ideológicas.
Já Bento XVI, antes de Francisco, havia observado a estreita
relação entre os pobres e o meio ambiente: “O tema do desenvolvimento aparece,
hoje, estreitamente associado também com os deveres que nascem do
relacionamento do homem com o ambiente natural [...] constituindo o seu uso uma
responsabilidade que temos para com os pobres, as gerações futuras e a
humanidade inteira” (Caritas in veritate,
CV 48).
Existe uma “comunhão de destinos” entre o ser humano e os
ecossistemas que habita. O destino das populações indígenas depende da floresta
onde vivem, a escassez dos cardumes deixará os pescadores na miséria, o
empobrecimento dos solos afetará o modo de vida dos agricultores...
Nós também, nas cidades, compartilhamos o destino de nossos
ecossistemas. A injusta desigualdade que gera a pobreza está refletida no
contraste entre nossos bairros ricos e nossas favelas. Nossas casas muradas e
nossos condomínios fechados retratam a solidão e o individualismo de nosso
coração.
A doutrina social da Igreja, na Laudato si’ (LS 63, 143-146), dá um grande passo na questão
ambiental quando valoriza, na defesa do meio ambiente, o patrimônio cultural
das populações pobres e tradicionais (pescadores, sertanejos, índios, etc.). A
comunidade científica reconhece que o saber popular é uma grande fonte de
conhecimento para a compreensão e conservação dos ecossistemas. Existe até um
ramo da ciência, a etnoecologia, voltado a esse estudo.
Nas florestas, nos campos ou na cidade, o melhor caminho
para conservar os biomas passa por escutar e solidarizar-se com os mais pobres,
considerando sua experiência de vida e sua sabedoria.
Leituras
sugeridas do Magistério:
·
BENTO XVI.
Carta Encíclica Caritas in veritate sobre o desenvolvimento humano integral na
caridade e na verdade. Roma, 29 de junho de 2009. Disponível aqui. Nº 48.
·
CONGREGAÇÃO PARA
A DOUTRINA DA FÉ. Instrução
Libertatis Conscientia sobre a Liberdade
Cristã e a Libertação. Roma, 22 de março de 1986. Disponível aqui.
Trabalha a questão da opção pelos pobres e da Teologia da Libertarão
recuperando sua ligação com o Magistério da Igreja.
·
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato si’ sobre o cuidado da casa comum, Roma, 24
de maio de 2015. Disponível aqui. O tema da opção pelos pobres é transversal na encíclica, mas pode ser
visto com clareza nos parágrafos 10, 13, 20, 43-52, 66, 93-95, 139, 158,
189-197, 241, 243.
·
JOÃO PAULO II. Carta apostólica Novo millennio ineunte no termo do Grande Jubileu do Ano 2000.
Roma, 6 de janeiro de 2001, nº 50-51. Disponível aqui.
Traz, em sequência, os temas da pobreza e do meio ambiente como desafios à
caridade cristã no início desse novo milênio.
Outras leituras
sugeridas:
·
ABREU, I.
Ambiente e Pobreza. Naturlink. Disponível aqui.
Uma discussão geral sobre as interações entre pobreza e questão ambiental.
·
CUNHA, M.C. &
ALMEIDA, M.W.B. Quem são as populações tradicionais? Unidades de Conservação no
Brasil – ISA. Disponível aqui.
Explica o papel das populações tradicionais na conservação dois recursos
naturais.
·
DIEGUES, A.C.S.
Conhecimento e Manejo Tradicionais; Ciência e Biodiversidade. NUPAUB. Disponível aqui.
Uma visão geral sobre a relação entre os saberes tradicionais e a conservação
da biodiversidade.
·
HARARI, I. &
CRISTI, A. Pobres são os mais atingidos pela poluição urbana, diz médico da
USP. Revista Carta Maior,
02/ago/2012. Disponível aqui.
Mostra a relação entre poluição e pobreza para a saúde da população das grandes
cidades.
Francisco Borba Ribeiro Neto
Jornal “O São Paulo”, edição 3142, 15 a 21 de março de 2017
Jornal “O São Paulo”, edição 3142, 15 a 21 de março de 2017
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